O cantor cabo-verdiano Trakinuz foi apresentado como embaixador da campanha “Zero VBG”, uma iniciativa que pretende mobilizar a juventude na luta contra a Violência Baseada no Género (VBG) em todo o país.
A campanha é promovida pela Fundação de Religiosos para a Saúde (FRS), em parceria com os Irmãos Capuchinhos e o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), e vai abranger as ilhas de Santiago, Fogo, Sal, Boa Vista e Santo Antão.
Com uma abordagem próxima dos jovens, o projecto inclui actividades culturais e educativas - desde música, teatro e debates até vídeos e distribuição de materiais informativos. Com o objectivo de desconstruir normas culturais que sustentam comportamentos violentos.
Durante a cerimónia, Trakinuz expressou orgulho e compromisso com o desafio:
“A minha missão é usar a arte como instrumento de transformação”, afirmou.
O artista destacou ainda que a violência de género não é apenas uma estatística, mas uma realidade “dura e silenciosa” que destrói vidas todos os dias.
Segundo Victoria Seoane, representante da FRS, o projecto é financiado pela cooperação espanhola e pretende promover mudança social através da arte, do diálogo e da educação.
Queremos trabalhar com jovens, homens e mulheres, para que tenham ferramentas para identificar situações de VBG e saber o que fazer”
Já a presidente do ICIEG, Marisa Carvalho, considerou o envolvimento de Trakinuz um passo estratégico para ampliar o alcance da mensagem.
“É preciso continuar a falar sobre a VBG, sobretudo com os jovens, para que deixem de naturalizar comportamentos violentos”, sublinhou.
Com o lema “Zero VBG”, a campanha reafirma a urgência de construir uma sociedade mais justa, segura e igualitária, onde o respeito e a empatia sejam parte da cultura cabo-verdiana.
O rapper cabo-verdiano Trakinuz também foi recebido pela Primeira-Dama Débora Katisa Carvalho, na manhã de terça-feira, 13 de junho, num encontro que marcou o reconhecimento institucional ao impacto da sua mais recente obra, a música “Ave Maria”.
Natural dos Picos, interior de Santiago, Trakinuz tem usado sua arte como veículo de sensibilização para causas sociais. O sucesso de “Ave Maria” que não foi apenas musical, tocou emocionalmente o público e provocou reflexões.
Durante o encontro, foram discutidas formas de canalizar a força da arte para ações concretas de transformação social.