Primeira distinção de interpretação para uma atriz em produção portuguesa na secção “Un Certain Regard” vai para cabo-verdiana nascida em Santiago.
Cleo Diára conquistou o prémio de Melhor Atriz na secção “Un Certain Regard” do Festival de Cinema de Cannes, graças à sua atuação no filme O Riso e a Faca, realizado por Pedro Pinho.
O feito representa um marco para o cinema português, sendo a primeira vez que uma intérprete é premiada nesta secção com uma produção nacional.
Nascida em Cabo Verde e radicada em Portugal desde os 10 anos, Cleo Diára construiu a sua carreira entre o teatro e o cinema. Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tem colaborado com coletivos como Aurora Negra e A Missão da Missão, e conta com passagens marcantes por filmes como Diamantino, Verão Danado e Nha Mila.
Durante o discurso de agradecimento, Cleo não deixou de lembrar a sua trajetória enquanto imigrante:
“Sou uma imigrante em Portugal no momento em que os imigrantes não são bem-vindos.” A atriz deixou ainda uma mensagem de força e inspiração: “Quero que todas as raparigas e mulheres negras da periferia nunca se esqueçam de que a utopia é o último estágio antes da possibilidade do real.”