Portugal envia o navio da marinha NRP SINES para prestar assistência humanitária em Cabo Verde

O Governo de Portugal anunciou esta quarta-feira o envio do navio-patrulha oceânico NRP Sines para Cabo Verde, com o objetivo de prestar assistência humanitária às populações das ilhas de São Vicente e Santo Antão, gravemente afetadas pelas recentes inundações que deixaram pelo menos oito mortos e três desaparecidos.

Segundo o Ministério da Defesa Nacional, o navio, atualmente a caminho de Cabo Verde, deverá chegar ao arquipélago na sexta-feira, 15 de agosto de 2025.

A missão está sob coordenação do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA)Sob o comando do capitão-tenente Vítor Manuel Silva Santos, a guarnição do NRP Sines é composta por 56 militares, incluindo fuzileiros, mergulhadores e operadores de dronesO reforço inclui também pessoal especializado: oficiais, sargentos e praças, que poderão estar aptos a realizar operações de resgate, apoio logístico e vigilância aérea.

A operação é acompanhada de perto pelo Presidente da República de Portugal e pelo Governo, atuando em articulação com o Ministério da Defesa Nacional e o Ministério dos Negócios EstrangeirosEm Cabo Verde, o Presidente José Maria Neves chegou prontamente a São Vicente para supervisionar a resposta de emergência, enquanto o Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva visitou as áreas afetadas — garantindo apoio imediato às famílias, com ações focadas no realojamento, distribuição de bens essenciais, apoio psicológico e reparação das infraestruturas danificadas.

Foi também ativado um gabinete de crise para coordenar a resposta humanitária. Na terça-feira, chegaram 30 militares e agentes da Polícia Nacional à ilha de São Vicente, provenientes da Praia, para reforçar as operações locaisVários países, incluindo Timor-Leste, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, e Portugal, expressaram solidariedade e enviaram condolências às famílias enlutadas.

related posts